Artesanato com Resina

Já usou resina para fazer suas peças artesanais? Se não, porque ainda não tentou?  Garanto que proporcionará lindas peças!

A resina é um material de polímero semilíquido e isso significa que ela é um tipo de plástico líquido que endurece quando se mistura com um catalizador (agente endurecedor). O que traz uma diversidade de criações absurdas para o artesanato, por ser um material moldável e versátil.

A técnica é muito simples, bem fácil de aprender e colocar em prática, mas, é muito importante tomar alguns cuidados necessários antes de mexer com este material.

A segurança é muito importante. A resina, antes de endurecer, pode acabar causando reações alérgicas por contato com a pele. O uso de luvas é de extrema importância para evitar esse problema. As luvas devem ser de Vinil, tente mexer com esse material sempre em um lugar bem arejado e usando sempre uma máscara, pois, não é bom inalar o odor forte que ela tem, assim não haverá nenhum problema.

Existem vários tipos de resina, vou citar aqui as três mais usadas para peças artesanais

A Resina Poliéster Cristal é a mais usada por ser econômica, muito versátil e de fácil manuseio. Com ela se produz diversos produtos em vários seguimentos nessa área. Ela é transparente e possui cheiro forte (vale citar novamente o uso de máscara e um ambiente bem arejado para usa-la), porém ela não dura tanto quanto as outras, o que acaba sendo um fator importante que deve ser analisado.

A Resina Epóxi pode ser mais rígida ou mais flexível, indicada para fabricação de chaveiros, bottons e plaquetas. Pode ser usada em superfícies sólidas ou porosas, como madeiras. E tem uma longa duração por seus componentes serem mais fortes.

A Resina Acrílica é também muito usada. Em comparação à Resina Poliéster, é considerada a mais durável. Ela contribui para um brilho natural da peça e só é usada em superfícies sólidas. Sendo uma boa opção também para se usar.

Que tal fazer sua primeira peça com Resina e nos marque no instagram (@africanartesanato) Assim podemos ver um pouco mais de perto o seu trabalho.

Veja esse vídeo com essa super ideia de trabalho!

O que achou deste conteúdo? Que tal deixar o seu comentário?

Por: Sthefani Andrade - Est. Publicidade e Propaganda - African Artesanato

Deixar um comentário

Todos os comentários são moderados antes da publicação