Artesanato também é terapia!

Quem não gosta de artesanato, não é mesmo? Quem já trabalhou com algo relacionado a isso sabe que o artesanato é uma forma de colocar a mão na massa de maneira barata e divertida, podendo confeccionar suas próprias peças do jeitinho que você quiser, peças estas, que se fossem compradas em alguma loja, com certeza, sairia bem mais caro e não teriam o seu toque pessoal.

Mas o artesanato vai muito além de ser apenas um hobby, ele também ajuda na sua saúde, esta prática pode se converter numa terapia ocupacional para quem a faz diariamente.

Arte também é terapia sabia?

Com confirmação de psicólogos a prática ajuda no tratamento de pessoas com doenças como depressão, síndrome do pânico e ansiedade.

De acordo com a psicóloga Daniele Naconechny  “O artesanato ajuda na mudança de pensamento e percepção, principalmente para pessoas com síndrome do pânico. O indivíduo fica mais relaxado, pois se concentra na atividade.”  

“Nas pessoas que sofrem com ansiedade, o artesanato serve como forma de alívio da tensão. No caso da depressão é maravilhoso, pois a pessoa tende a se isolar do convívio social, e o artesanato, vem então, como uma atividade para ocupar a mente”.

Outro fator importante é que o artesanato ajuda na capacidade da pessoa se expressar, fazendo com que a pessoa consiga transmitir na arte aquilo que jamais teve coragem de colocar para fora.

Ao praticar uma atividade com suas próprias mãos, você se conecta as coisas tão simples da vida, que te fazem feliz e você não consegue perceber.

Devido à industrialização de tudo nos dias de hoje, o ser humano deixa de fazer coisas que faria um bem enorme para sua saúde física e mental, por achar que não precisa fazer uma vez que se for a alguma loja terá tudo feio para você o que no fundo te leva a achar que você não “faz nada” durante seu tempo.

Já teve a oportunidade fazer tricô com várias pessoas? Rola muito papo, de dicas e experiências de uma forma muito legal o que torna a atividade mais leve e as conexões entre as pessoas mais fortes.

A troca de informações faz com que você sinta que está contribuindo à sociedade sua experiência. O que é muito recomendado a pessoas de todas as idades.

A arte de fazer artesanato deveria fazer parte de todas as famílias se as mesmas soubessem que essa “brincadeirinha” desenvolve o físico, o mental, aguça a percepção de detalhes, promove conexão com o que realmente importa, conexão interpessoal entre outros milhares de benefícios.

Está querendo começar a fazer artesanato, clicando neste link você terá acesso a nossa loja virtual e milhares de produtos disponíveis para você - https://bit.ly/3tNiIwW

Ou se preferir clicando neste link você vai poder encontrar alguns cursos incríveis que você pode fazer junto com a gente do Ateliê na TV - https://bit.ly/3cWGoID

O que achou deste conteúdo? Que tal deixar o seu comentário?

Por: Sthefani Andrade - Est. Publicidade e Propaganda - African Artesanato

Deixar um comentário

Todos os comentários são moderados antes da publicação