Dicas para iniciantes de como usar sua máquina de costura.

Não sabe como usar aquela máquina de costura que tem em casa e quer aprender? Você chegou ao lugar certo!

Hoje eu vou te ensinar com dicas simples o básico dela! Não precisa se irritar achando que não consegue, essas dicas vão te ajudar bastante a treinar e conseguir fazer lindas peças!

Para iniciar, você precisa saber que na máquina tem vários tipos de pontos que podem ser usados na costura. O ideal é começar pelo ponto reto e usar o zig-zag para arrebatar a costura, na máquina você consegue ajustar o tamanho do ponto, que geralmente vão de 0,5 a 4, de acordo com a espessura dos tecidos e de tipos de zig-zag dos mais justos aos mais largos.

Mas o que é o ponto reto e o zig zag?

Ponto reto é o ponto que usamos em praticamente todos os projetos de costura, pois toda máquina o possui e serve para unir as partes da peça, ele também é usado para fazer a barra de calças jeans e para pregar zíper.

Já o Zig Zag é o segundo mais usado, também serve para juntar os tecidos, mas sua principal função é fazer costuras elásticas, fazendo como que se a costura for esticada não desfie.

Então vamos lá!

 

 

Primeiro instale a agulha

Para encaixar corretamente uma agulha no aparelho, o lado plano da agulha deve ser direcionado para trás, com sua ranhura na direção de origem da linha. Levante a alavanca da agulha e desparafuse o parafuso de fixação da agulha e empurre a até a base. Por fim, aperte o parafuso de aperto com uma pequena chave de fenda com a outra mão.

Você pode encontrar aqui: https://bit.ly/37x0LLe

 

Agora prepare uma bobina –

Coloque o carretel na bobina antes de começar a costurar calças jeans, por exemplo. Passe o fio de costura pela guia e na bobina. Coloque o carretel de execução, quando a bobina enche o carretel para automaticamente.

Você pode encontrar aqui: https://bit.ly/3mdBiux

 

Agora o fio precisa ir até a agulha -

Pegue o fio do carretel, coloque o fio no buraco da agulha para a esquerda e para baixo ao longo da ranhura prevista para ela, até o topo da alavanca da agulha. Em seguida, traga o fio de volta para baixo, onde se encontra a guia do fio.

O próximo passo é passar o fio através do passador. Em seguida, gire a roda de direção para executar um movimento para cima e para baixo da agulha para que ela junte a linha superior com a inferior.

Você pode encontrar aqui: https://bit.ly/31wyUXU

Você perceberá que há uma alavanca atrás ou ao lado do conjunto da agulha que levanta ou abaixa o pé calcador. Se der um pequeno puxão no tecido com o pé calcador abaixado, sentirá que a máquina o segura bem firme e, enquanto você costura, ela usa um impulso abaixo do pé calcador para avançar o tecido na velocidade correta.

Durante os primeiros pontos, você precisará segurar as pontas soltas das linhas para evitar que elas entrem no tecido. Depois que tiver costurado por uma distância curta, pode soltar e usar as duas mãos para controlar o tecido e a máquina.

Lembre-se que o pedal é seu controle de velocidade. Quanto mais fundo pisar, mais rápido irá. Pise de leve no começo, apenas o suficiente para fazer a máquina funcionar.

Calcadores e Sapatilhas

Você sabia que pode turbinar sua máquina com acessórios calcadores? Isso mesmo também conhecido como sapatilhas eles agregam novas funcionalidades e ponto na sua máquina veja vídeos do que você pode fazer com os calcadores:

Sapatilha Calcador Ponto Flor (Veja o Vídeo) - 

Você pode encontrar aqui: https://bit.ly/3mc3Zbb

 

Sapatilha Calcador Bainha Invisível (Veja o Vídeo) - 

Você pode encontrar aqui: https://bit.ly/3ofGxf5

 

Sapatilha Calcador Pé Quilt (Veja o Vídeo) - 

Você pode encontrar aqui: https://bit.ly/31x8Z2t

 

O que achou deste conteúdo? Que tal deixar o seu comentário?

 

Precisando de máquina? Veja este excelente custo benefício aqui:  https://bit.ly/2FQl3UN

 

Kit Completo de Sapatilhas com um desconto imperdível. Veja aqui: https://bit.ly/2Hft5Y7

Por: Sthefani Andrade - Est. Publicidade African Artesanato e L. Marcelo H. S. Carvalho – Coo. E-commerce African Artesanato

Deixar um comentário

Todos os comentários são moderados antes da publicação