Coronavírus

É de certo que 99,9% da população mundial já se contaminou com alguma variante do Corona Vírus, afinal é idêntico ao vírus da gripe comum.

O fenômeno que hoje através da mídia é denominado simplesmente de Coronavírus é uma mutação do vírus da gripe que ocorre naturalmente todos os anos.

O que o torna preocupante é o fato de ser uma nova mutação e nossos corpos não estarem preparados pra ela.

Devido a isto, em alguns casos, em que o individuo contaminado, por já sofrer de uma baixa resistência imunológica, desenvolve um quadro mais grave da doença.

Por isto a prevenção é a melhor solução.

Mas não devemos entrar em pânico, pois basta lembrarmos que no processo de colonização do Brasil, pelos portugueses, a maior arma letal dos colonizadores contra a população indígena foi a gripe, pois seus corpos não tinham defesas (anticorpos) contra o vírus, dizimando assim, tribos inteiras.

Em um simples comparativo entre o H1N1, Sars e a nova mutação do Coronavírus podemos afirmar que:

Desde o primeiro alerta de Coronavírus, em 31 de dezembro, até esta sexta-feira Janeiro (31), o Coronavírus já havia matado 213 pessoas na China e infectado 9.720 – taxa estimada de letalidade de 2,19%, segundo autoridades chinesas. Isso significa que, a cada 100 pessoas doentes, 2 morrem. Os dados são estimados porque o número total de infecções ainda é desconhecido.

Já a Sars levou à morte 916 pessoas e contaminou 8.422 durante toda a epidemia (2002 a 2003). A taxa de letalidade é de 10,87%. Isso representa quase 11 mortes a cada 100 doentes. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Se comparados a outro vírus que causa doença respiratória, como o H1N1, o número de pessoas que morrem é maior do que o registrado pelo Coronavírus. Em 2019, somente no Brasil, 796 pessoas morreram com H1N1 e 3.430 foram infectados. Ou seja, a gripe matou 23,2% dos pacientes internados no Brasil com sintomas, ou 23 a cada 100 doentes.

Fonte: Elida Oliveira | https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/01/31/infeccoes-por-novo-coronavirus-se-espalham-mais-rapido-mas-sao-menos-letais-que-casos-de-sars.ghtml

Alguns médicos e estudiosos do assunto chegam a afirmar que existe uma grande possibilidade do Coronavírus ser apenas uma gripe forte, porém a OMS jamais admitiria isto!

Independente de sua periculosidade ou não, assim como, toda nova gripe ele é altamente infeccioso e devemos tomar todas as medidas preventivas, pois, além dele, ainda temos o H1N1 e o Sars contaminando muita gente por ai e todos são transmitidos da mesma forma.

Clique Aqui Para Saber Mais Sobre o Coronavírus

 

Por isto como já dito a melhor solução é a prevenção,

Agora vou ensinar 10 dicas de como se prevenir de infecções causadas por vírus que propagam por suspensão e gotículas.

  1. Lave muito bem as mãos com frequência. Não leve as mãos na face, ( olhos, nariz, boca ) que são porta de entrada do vírus no nosso organismo. Higienizar as mãos de forma completa e cuidadosa e chegando até a região do punho. Deve ser a primeira coisa a fazer ao chegar em casa.

  2. Nunca tocar olhos e mucosas. Frear o hábito de coçar as vistas, de pôr a mão no nariz e o dedo na boca é um fator que pode fazer muita diferença em relação ao risco. Evitar ao máximo. Tossir ou espirrar sempre usando a manga da camisa como proteção. É a chamada “etiqueta da tosse”, o ato de usar a parte interna do braço para não espalhar as gotículas.

  3. Mantenha os ambientes limpos e higienizados. Nesse momento devemos redobrar os cuidados com a higiene do nosso lar e ambiente de trabalho.

  4. Não compartilhe objetos pessoais com ninguém.

  5. Máscaras: a máscara recomendada é a N95, porém não coloque toda sua sorte nela. A máscara melhor previne o contágio das demais pessoas caso você esteja infectado do que o seu contágio. É preciso também saber usá-la. Ela é bem desconfortável e não dura muito tempo, então não adianta comprar mil máscaras e não tomar atitudes extras. Tenha uma caixa caso possa comprar (ela é MUITO cara MESMO, coisa de 400 reais 20 unidades), porém o mais importante que isso: evite aglomerações enquanto não soubermos como está a situação no Brasil. E evite tocar o rosto enquanto estiver na rua.

  6. Ter cuidado especial com idosos. Se você tem pessoas de idade avançada em casa, redobre seus cuidados pessoais e reforce isso a elas e a todas as que as cercam mais frequentemente.

  7. Compre álcool gel. O álcool gel é um item subestimado. Ele evita um monte de doenças e você pode começar a usar em abundância. Mesmo que nada aconteça no Brasil, você vai estar prevenindo várias outras doenças. E é barato.

  8. Compre alimentos não perecíveis. Não estoque quantidades absurdas que possam estragar ou que vão custar muito caro. Considere os dois cenários: podemos entrar em quarentena e podemos não entrar. Então compre mantimentos apenas que você possa consumir caso nada aconteça, e não gaste mais do que pode. Alimentos não perecíveis para se estocar inclui arroz, farinha, açúcar, sal, feijão, macarrão, carnes desidratadas ou congeladas (depende do espaço no seu freezer), enlatados, leite UHT ou em pó.

  9. Compre produtos de higiene no mesmo esquema dos alimentos: nada absurdo, apenas coisas que você vai usar mesmo que nada aconteça, sem gastar mais do que pode. Esses itens incluem: pasta de dente, papel higiênico, shampoo, absorvente, sabonete, desinfetantes, sabão em pó, etc.

  10. Não tenha medo, não surte. Estar calmo e ciente dos riscos e do que é mentira e do que é verdade com certeza é melhor do que se desesperar. A mortalidade da Covid-19 (como foi batizada a enfermidade) é relativamente baixa, algo entre 2% e 2,5% dos pacientes, especialmente os mais vulneráveis imunologicamente falando (pessoas idosas e/ou já debilitadas). Encare o problema como se eventualmente fosse tratar uma gripe – de fato, é praticamente a mesma coisa.

Fonte: Luis Marcelo Humberto dos Santos Carvalho | https://www.tiopen.com.br/2020/03/02/coronavirus/

Deixar um comentário

Todos os comentários são moderados antes da publicação