O origami é um artesanato originário do Japão que consiste em fazer dobraduras de papel, formando assim pequenas esculturas, a variedade de criações com essa técnica vai de diferentes animais a uma cidade inteira de origami.
Essa arte vem sendo praticada a séculos e ganhou o mundo devido à sua inventividade e beleza. Também é notável sua grande função terapêutica para quem a pratica, pois exige concentração e ordenação, promovendo, assim, a persistência, disciplina e calma.
Origami é uma palavra de origem japonesa, é uma arte de origem milenar que surgiu como um passatempo no Japão. Para os japoneses, o ato de criar dobraduras de papel simboliza a transformação da vida e cada figura representada tem diferentes significados, como por exemplo, o, considerado um tipo de origami mais tradicional da cultura, que simboliza paz, felicidade, boa sorte e saúde.
O Tsuru, também conhecido como orizuru
Mas você sabe o que essa técnica pode te oferecer, além de lindos trabalhos?
- Desenvolvimento da coordenação óculo-manual e coordenação motora fina
A coordenação óculo-manual permite que realizemos atividades que utilizem só os olhos e as mãos, e a coordenação motora fina, permite a realização de tarefas delicadas, que exigem pequenos movimentos.
- Estímulo da concentração
Para essa técnica é necessário que as dobras sigam uma ordem correta, sendo assim a concentração é excepcional para o trabalho ficar perfeito.
- Ativação de memória
Será necessário decorar as instruções e cada dobradura, o que fará esse exercício de memória.
- Relaxamento
Essa técnica é uma atividade tranquila que exige muita concentração, diminuindo a frequência cardíaca e o estresse.
- Desenvolvimento da paciência
Mesmo seguindo os passos a risca, pode acontecer da figura não sair como esperado, isso é natural e exigira persistência e perseverança para começar de novo.
Gostou dessa técnica e dos benefícios dela? Por que não tentar fazer?
Assista a esse vídeo e aprenda a fazer nossa girafinha de origami!
O que achou deste conteúdo? Que tal deixar o seu comentário?
Por: Sthefani Andrade - Est. Publicidade African Artesanato.