Artesanato Sustentável

O artesanato e a reciclagem sempre andaram juntos, né? Preservação do meio ambiente e economia nos custos da produção são uns dos principais motivos. Esta técnica permite que você veja possibilidades em coisas que outras pessoas não enxergam, é ver o invisível, que às vezes está bem claro na sua frente.

A criação a partir de objetivos recicláveis é muito mais que uma arte é também sua conscientização com o meio ambiente.

Quer aprender como fazer alguns exemplos de criações?

Vazo de Pneu

1. Com uma faca, corte a borda interna do pneu, aumentando sua abertura.

2. Coloque no fundo a tela rígida, sendo que ela deve cobrir todo o buraco da parte inferior do pneu. Não tem necessidade de ter uma tela que cubra todo o fundo.

3. Em cima da tela rígida coloque a tela flexível, desta vez cobrindo todo o fundo do pneu.

4. Agora basta colocar o substrato e as mudas. Priorize plantar uma espécie (no nosso caso usamos mudas de alecrim-rasteiro) ou escolha uma espécie rasteira para fazer a forração e uma de porte maior para contrastar, por exemplo, alecrim comum e tomilho.

5. Para que o vaso fique cheio, conforme for se desenvolvendo, plante entre 4-5 mudas.

 Banco de Palete

1. Retire uma tábua do palete para serrá-lo ao meio, uma dessas partes será o encosto e a outra será o assento.

2. Em seguida, retire as tábuas que ficam atrás do palete, somente as da parte do encosto, para melhor encaixá-lo no assento.

3. Serre e crie peças/placas de madeira que servirão como encaixe das duas partes do palete que servem para formar o banco.

4. Forme peças na vertical para serem encaixadas na base da parte do encosto do palete, e, coloque também uma tábua na horizontal para servir de apoio traseiro na parte do assento.

5. Antes de juntar o encosto com o assento, lixe as peças para um melhor acabamento.

6. Parafuse e junte as partes, se quiser um banco com encosto inclinado, basta inclinar o encosto na hora de parafusar/pregar e fazer um apoio inclinado para ele.

7. Faça pés de madeira, com o uso das madeiras do palete que você tirou anteriormente ou outras, e firme eles com parafusos/pregos na base do seu banco. Pinte ou envernize sua peça como quiser e pronto!

Puff de pneu com crochê

1. Para fazer o puff de pneu com crochê pode ser utilizado o fio de malha que é mais grosso e deixa a superfície mais confortável. Faça uma peça redonda de crochê, com os pontos que quiser usar, no tamanho do diâmetro do pneu para formar a parte de cima.

2. Cole (com cola quente) essa peça em uma placa de MDF fixada na parte de cima do pneu e depois acrescente a estrutura de fio de malha nas laterais. Vale à ressalva de que a placa de MDF deve ter o mesmo diâmetro do pneu e da peça de crochê.

3. Depois disso, faça a estrutura das laterais usando o fio de malha como uma corda que você vai colando com cola quente sobre a superfície.O fio de malha deve ter todo o seu comprimento de correntinhas, para harmonizar e decorar a peça através do crochê. Acrescente mais uma placa redonda de MDF na base para parafusar os pés ou rodinhas, se quiser.

Nicho com gaveta velha

Pinte e decore do jeitinho que preferir!

Fora esses exemplos que dei, existem diversas possibilidades de criação, deixe sua criatividade fluir e se divirta!

O que achou deste conteúdo? Que tal deixar o seu comentário?

Por: Sthefani Andrade - Est. Publicidade African Artesanato

Deixar um comentário

Todos os comentários são moderados antes da publicação