Você sabe o que é Patchwork?
Você Sabia que a palavra Patchwork significa "trabalho com retalhos"?

O Patchwork é um trabalho manual realizado com retalhos em diversos formatos e cores para a criação de cobertores, colchas, toalhas e muito mais! Sua criatividade é o limite para este artesanato. 

Graças a essa ampla mistura, ele resulta numa peça totalmente única. Que tal começar agora a trabalhar com ele?
Confira abaixo algumas dicas e técnicas de Patchwork que separamos para te auxiliar neste processo.

Dicas de Patchwork

• Tesouras: as tesouras circulares, muito parecidas com os cortadores de pizza, são ideias para fazer o corte de diversas formas com precisão, além de serem mais confortáveis.

• Máquina de costura: para um iniciante não é necessária uma máquina profissional, possuindo uma máquina reta e doméstica é mais que suficiente para iniciar o processo de aprendizado. 

• Bases de corte: estes painéis possuem marcações tanto em polegadas quanto em centímetros e servem para que você coloque o tecido na hora de cortar. 

• Ferro de passar: ele é fundamental na hora de fazer os cortes retos e mais precisos, pois ele deixará o tecido totalmente esticado, bem como, você poderá ter uma ideia mais próxima do resultado.

• Tecidos: por ter mais firmeza e ser mais fácil na hora do manuseio, o algodão sem elastano é o mais indicado para quem está iniciando agora. 
 
Técnicas de Patchwork

• Nove Quadrados (Nine Patch): essa técnica é composta por nove quadrados idênticos intercalados por tecidos brancos e estampados. 

• Moinho de vento (Bloco Windmill): para essa técnica será necessária duas cores diferentes. Em primeiro lugar, será necessário cortar um quadrado de cada cor e dividir ao meio em formato de triângulo. Em seguida junte um triângulo de uma cor com o da outra cor escolhida. Faça isso mais três vezes e depois junto os quatros quadrados montados.

• Triângulos Perfeitos: essa técnica utiliza triângulos intercalados entre cores e para realizar o corte desse triângulo com precisão, basta cortar um tecido quadrado ao meio. 

• Log Cabin: o ponto inicial dessa técnica é um quadrado pequeno, sendo seguido da costura de tiras intercaladas entre cores escuras e claras de tecido em volta deste quadrado.

Confira nossos produtos para Patchwork e entre para esse mundo!

Escrito com carinho por: Sheila Leonildo - Radatora - Agência Q+

Deixar um comentário

Todos os comentários são moderados antes da publicação